Please reload

Posts Recentes

Fernando Vidal explica relação entre ovulação e endometriose

06.16.2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Saiba a diferente entre conjuntivite e catarata

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos (esclera) e a parte interna das pálpebras.

 

Ela pode ser causada por diversos agentes dentro das classificações de bactérias, vírus e fungos, e, pode ter causas alérgicas, físicas (U.V), químicas, traumáticas, entre outras. Dependendo do agente causador. Pode durar dias ou semanas, mesmo com tratamento correto e indicado pelo médico oftalmologista, após o exame sob microscopia para garantir o diagnóstico.

 

Já a catarata é o processo de opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos e responsável pela focalização da imagem na retina. Geralmente, depois dos 40 anos, essa lente vai perdendo sua transparência, o que impede a passagem de luz. A rapidez dessa evolução pode variar de pessoa para pessoa e de um olho para o outro.

 

Diferença entre os sintomas

A conjuntivite pode gerar sintomas como: olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia nos olhos; secreção mucosa (transparente) ou purulenta (amarela); coceira; fotofobia (incômodo na luz); e visão borrada.

Enquanto a catarata é responsável por sintomas como: visão embaçada, amarelada e distorcida; necessidade de mais luz para enxergar com nitidez; dirigir se torna perigoso, mesmo com uso dos óculos; e a leitura fica mais difícil.

 

Tratamentos

O tratamento para conjuntivite varia de acordo com o agente causador, pode ser feito com soluções antissépticas, antibióticos, corticoides, entre outros. Sempre prescritos por um médico oftalmologista. É muito importante os cuidados com a higiene para evitar possíveis contaminações em conjuntivites infecciosas.

Já para catarata não existem tratamentos clínicos para reverter ou retardar o processo. O único tratamento eficaz para catarata é a cirurgia. A facoemulsificação é hoje a técnica mais segura para a remoção e permite uma rápida recuperação.

 

Geralmente, após breve recuperação cirúrgica (5 a 10 minutos), o paciente recebe alta e vai para casa. O retorno gradativo da visão inicia-se dentro de vinte e quatro horas, conforme o organismo do paciente. Em poucos dias, o paciente pode retornar para suas atividades do dia-a-dia.

 

Perguntas frequentes

O que é facoemulsificação? É a técnica na qual a catarata é emulsificada e aspirada ao mesmo tempo, por uma abertura na córnea de 2,0 a 2,5 mm. Embora seja complexa e exija alta habilidade do cirurgião, a cirurgia por facoemulsificação com evolução normal leva cerca de 15 a 20 minutos, totalmente sem dor.

 

Quando devo retirar a catarata? Sua decisão deve ser feita com base nas avaliações do seu oftalmologista, o único capaz de determinar o que é melhor para sua visão. Hoje, com técnicas mais modernas, quanto antes for realizada maior é a segurança e recuperação visual. Com o passar do tempo a catarata envelhece, o que dificulta o procedimento cirúrgico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga