• APM Araraquara

Palestra na Casa do Médico marca Dia Mundial do AVC


Evento foi organizado pelo Departamento de Neurologia da APM, sob a coordenação do Dr. Dario Baldo Jr. e participação de representantes do projeto Angels

A palestra intitulada “AVC: como identificar e prevenir” marcou o Dia Mundial do AVC, em 28 de outubro, na Casa do Médico. O evento, organizado pelo Departamento de Neurologia da APM, sob a coordenação do Dr. Dario Baldo Jr., fez parte da agenda de encontros mensais que reúnem neurologistas da cidade e região.

O evento teve também a participação de representantes do projeto Angels, apoiado pelo laboratório Boehringer. O projeto tem como objetivo aumentar o número de pacientes com AVC tratados e otimizar a qualidade do tratamento em todos os centros de AVC existentes.

Segundo estudos, a doença é a principal causa de morte em pessoas acima de 60 anos e a quinta principal causa em pessoas com idades entre 15 e 59 anos. Ainda de acordo com especialistas, o tipo de AVC mais comum é o isquêmico, o qual acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. O segundo tipo de AVC (hemorrágico) é o derrame, quando um vaso sanguíneo rebenta, causando um derrame ou hemorragia no cérebro.

O neurologista Dario Baldo Jr. destacou a importância da informação e a adoção do protocolo de AVC nas unidades de Saúde, já que o Acidente Vascular Cerebral mata mais de 6 milhões de pessoas no mundo a cada ano. E também são milhões os que ficam permanentemente incapacitados por não receberem o tratamento correto, no tempo certo.

Os especialistas apontam como alguns dos sintomas do AVC a perda de força repentina, dificuldade na fala e boca torta.

Participaram ainda do evento, na Casa do Médico, estudantes de cursos da área de Saúde da cidade; profissionais, entre eles atendentes do Samu, e público em geral, interessado no assunto.

#avc #neurologista #RevistaCasadoMédico

© 2020 - Produzido por APM (Associação Paulista de Medicina - Secção de Araraquara)